Estrutura Curricular Infâncias e Arte 2013
O curso Educação Infantil, Infâncias e Arte objetiva capacitar o professora da Educação Infantil a partir da abordagem teórico-metodológica da arte-educação segundo as linguagens artísticas (artes visuais, dança, música e teatro), tendo como referência as Proposições Curriculares da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, visa uma educação estética e suas relações com as culturas da infâncias e modos de apreciação artística no fruir e fazer arte com as crianças.
Esse semestre o curso aconteceu no período de março a junho/2013 e contou com uma carga horária de 180 horas, sendo estas divididas em três eixos temáticos:
Eixo I: Fundamentos da Arte-Educação - 30 horas
O
eixo se estrutura considerando as integração das linguagens artísticas e as
abordagem teórico-metodológica do ensino das artes para crianças. O objetivo
geral é compreender as relações entre as concepções de infância e ensino de
arte que perpassam a cultura e as metodologias mais apropriadas para o trabalho
sensível de arte com crianças. Compõe este eixo o Seminário
Inicial - Interfaces Artísticas: abordagem teórico-metodológica da
arte-educação para a Infância.
E a disciplina: Arte, Fenomenologia e Infância
Eixo II: Linguagens Poéticas/ Artísticas - 120 horas
Caracteriza-se como
eixo prático e reflexivo do trabalho com as Artes, integrando os conteúdos das
disciplinas ao longo do curso. Constitui-se como espaço privilegiado para o
desenvolvimento de atitude investigativa pessoal e criativa sobre as experiências
vivenciadas em sala de aula e por práticas profissionais conduzidas com
crianças pequenas, em creches e pré-escolas, bem como suas famílias. Nele são
articulados temas como corporalidade, sonoridade,
sensibilidade, expressividade na educação infantil. Focaliza as identidades
pessoais, profissionais e institucionais e as possibilidades para ressignificação da ação docente.
Este eixo está consubstanciado em quatro disciplinas: Linguagem Corporal:Dança, Linguagem Musical, Linguagem
Corporal: Teatro, Linguagem Plástica Visual, finalizando com o Seminário Interfaces Artísticas:
Relato de Experiências Estéticas
.
Eixo III: Seminários Integrados CAEI-FAE-EBA - 30 horas
O Seminário Integrado dos Cursos de Aperfeicoamento em Educação Infântil - CAEI é uma iniciativa coletiva realizada com a parceria entre Ministério da Educação e Cultura (MEC), o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a Faculdade de Educação e a Escola de Belas Artes (ambas da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG) e do Departamento de Ciências da Educação da Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ
Confira a baixo tabela da estrutura curricular 1/2013:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente! Seu comentário é muito importante para nós.