sexta-feira, 20 de setembro de 2013


Estrutura Curricular Infâncias e Arte 2013

O curso Educação Infantil, Infâncias e Arte objetiva capacitar o professora da Educação Infantil a partir da abordagem teórico-metodológica da arte-educação segundo as linguagens artísticas (artes visuais, dança, música e teatro), tendo como referência as Proposições Curriculares da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, visa uma educação estética e suas relações com as culturas da infâncias e modos de apreciação artística no fruir e fazer arte com as crianças.
Esse semestre o curso aconteceu no período de março a junho/2013 e contou com uma carga horária de 180 horas, sendo estas divididas em três eixos temáticos:

Eixo I: Fundamentos da Arte-Educação - 30 horas
O eixo se estrutura considerando as integração das linguagens artísticas e as abordagem teórico-metodológica do ensino das artes para crianças. O objetivo geral é compreender as relações entre as concepções de infância e ensino de arte que perpassam a cultura e as metodologias mais apropriadas para o trabalho sensível de arte com crianças. Compõe este eixo o Seminário Inicial - Interfaces Artísticas: abordagem teórico-metodológica da arte-educação para a Infância. E a disciplina: Arte, Fenomenologia e Infância

Eixo II: Linguagens Poéticas/ Artísticas - 120 horas
Caracteriza-se como eixo prático e reflexivo do trabalho com as Artes, integrando os conteúdos das disciplinas ao longo do curso. Constitui-se como espaço privilegiado para o desenvolvimento de atitude investigativa pessoal e criativa sobre as experiências vivenciadas em sala de aula e por práticas profissionais conduzidas com crianças pequenas, em creches e pré-escolas, bem como suas famílias. Nele são articulados temas como corporalidade, sonoridade, sensibilidade, expressividade na educação infantil. Focaliza as identidades pessoais, profissionais e institucionais e as possibilidades para ressignificação da ação docente. Este eixo está consubstanciado em quatro disciplinas: Linguagem Corporal:Dança, Linguagem Musical, Linguagem Corporal: Teatro, Linguagem Plástica Visual, finalizando com o Seminário Interfaces Artísticas: Relato de Experiências Estéticas .

Eixo III: Seminários Integrados CAEI-FAE-EBA - 30 horas
O Seminário Integrado dos Cursos de Aperfeicoamento em Educação Infântil - CAEI é uma iniciativa coletiva realizada com a parceria entre Ministério da Educação e Cultura (MEC), o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a Faculdade de Educação e a Escola de Belas Artes (ambas da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG) e do Departamento de Ciências da Educação da Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ

Confira a baixo tabela da estrutura curricular 1/2013:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Seu comentário é muito importante para nós.